chama violeta  Pager

O Durgapuja ou Navaratri

 

14 de outubro de 2004

à    22 de Outubro de  2004

 

O festival da deusa hindu Durga é um dos mais populares na Índia.

Durante nove dias este ano de 2004, o evento é comemorado a partir do dia 14 de outubro, ao som de tambores e rituais que lembram a vitória do ‘‘bem’’ (no caso, Durga) sobre o ‘‘mal’’ (Asura) depois de uma histórica batalha.

Mas quem é a deusa hindu e o que ela representa para seus seguidores?

Durga é o aspecto feminino de Shiva — parte da trindade hindu:

Brahma/Criador,

Vishnu/Mantedor

e Shiva/Destruidor e Regenerador.

O nome Shiva significa ‘‘amável, afetuoso, auspicioso’’.Shiva é associado com a morte porque acima de tudo ele é o destruidor do ego humano e da mente carnal. Shiva também é a morte das mortes e o doador da imortalidade para seus devotos. Freqüentemente ele aparece com o rosto branco, vestido com uma pele de tigre, como um yogi. Ele é amigo dos yogis e é quem os ajuda a atingir suas metas de realização em Deus.

Durga é conhecida como destruidora de demônios. A guerreira foi chamada assim pelos deuses — seu nome significa ‘‘a invencível’’. Então, deram a ela as armas que carrega hoje consigo

Durga quer dizer literalmente: aquela que é difícil de abordar ou a inacessível.

É a Deusa-mãe da tradição hindu.

A mitologia hindu conta que quando os demônios atacaram os Deuses e conquistaram céu, as energias da trindade dos Deuses hindus fundiram para criar a Deusa Durga.

Ela foi batalhar armada com as armas dadas a ela pelos outros Deuses. Na batalha, lutou e matou o mau Mahishasur e devolveu o céu aos Deuses.

O festival de Durga Puja é realizado em honra dela, para celebrar a sua vitória contra o mal.

Durga, em alguns de seus aspectos é violenta, hostil e terrível, destruidora de demônios, que ataca e mata os adversários com sua cimitarra flamejante.

 

A Deusa Durga ou algumas vezes referida como Sakti tem duas formas; escuridão e iluminação.

Iluminação dá Conhecimento e escuridão descreve ignorância. A escuridão e ignorância são a causa das saudades, afeição e ligações sentimentais. A pessoa que cultua e dirige preces para Durga ou Bhagwati durante o Navaratri será guiada para obter o seu conhecimento e iluminação.

Durga Puja ou Navaratri Adoração de Deus como “Mãe divina”; comemorado por 9 (nove) dias, divididos em três e dedicados a Durga, Lahshimi e Saraswati  rezando com os japa-malas a oração de suas deidades. Os devotos fazem jejum., ou consomem apenas leite e frutas.

A Mãe Divina é adorada com muitos nomes Durga, Saraswati, Kali, etc., e representa a Divina Graça, bondade e a Misericórdia infinita.

 

 

 

 


Volte a Homepage.